ADRIMINHO marca presença no Encontro da Lusofonia: “Os desafios da cooperação em contexto de pandemia.”
Enquanto parceira no projeto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”, e na qualidade de presidente da Federação Minha Terra, a ADRIMINHO irá integrar, nos próximos dias 1 e 2 de julho, a realização do Encontro da Lusofonia, subordinado ao tema “Os desafios da cooperação em contexto de pandemia”.
Esta iniciativa, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Torres Novas, contará com a presença do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Eng.º Jorge Santos, bem como a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes. O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Francisco André, marcará a sua participação através de mensagem previamente gravada.
A sessão de abertura contará com as intervenções do presidente do Município de Torres Novas e da ADIRN, Dr. Pedro Ferreira; da presidente da Federação Minha Terra, Engª Ana Paula Xavier; do Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Engº Jorge Santos; e da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes.
No primeiro painel será dada voz às experiências em curso de cooperação entre os GAL (Grupos de Ação Local) e as ONG (Organizações Não Governamentais) dos países lusófonos, com especial destaque para a participação online de parceiros de Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Brasil.
No segundo painel será dada voz aos municípios, estando confirmada a presença do presidente da Câmara de Ribeira Grande, Eng.º Orlando Delgado, que dará testemunho da geminação do Município da Ribeira Grande em Santo Antão com Torres Novas, estando ainda representados outros municípios dos territórios parceiros que apresentarão as suas experiências no âmbito desta temática, em que o objetivo será a articulação dos diversos instrumentos de cooperação para otimizar o desenvolvimento dos territórios.
Neste painel serão ainda apresentadas experiências de intercâmbio cultural e científico, nomeadamente, na área do ensino universitário, contando, desde já, com a participação do Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro e Escola Agrária de Coimbra.
O terceiro painel será dedicado a perspetivar o futuro da cooperação no Quadro de Apoio 2030. Aqui serão apresentadas as conclusões dos Grupos de Trabalho organizados no dia anterior entre os participantes, mas também com as entidades da tutela, confirmando-se a presença do Eng.º Rui Rafael, coordenador da área do desenvolvimento Local da AGPDR2020, bem como da Eng.ª Ana Paul Xavier, presidente da Federação Minha Terra.
Sob a coordenação da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte e do Município de Torres Novas, o projeto de cooperação “Terras da Lusofonia”, insere-se na medida 10.3 – Cooperação dos GAL do PDR2020, tendo como parceiros:
- Por Portugal, 21 GAL – Grupos de Ação Local: ADIRN; ADDLAP; ADRIMAG; ADRIMINHO; ADL; ADRACES; ADER-AL; AVEIRO NORTE (AIDA); AVEIRO SUL (AIDA); APRODER; ADRITEM; BEIRA-DOURO; COIMBRA MAIS FUTURO; DESTEQUE; DUECEIRA; MONTE; PINHAL MAIOR; RUDE; SOL DO AVE; TAGUS; TERRAS DE SICÓ;
- Quatro parceiros de Cabo Verde: AGRORIG; COOPERATIVA MULHERES DO SAL – A INCUBADORA; ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA NATUREZA DE S. VICENTE; PROEMPRESA;
- Um parceiro do Brasil: INSTITUTO GARBAGE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL;
- Um parceiro de S. Tomé e Príncipe: CEPIBA – COOPERATIVA DE PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE PIMENTA E BAUNILHA BIOLÓGICA.
Este projeto apresenta como principais objetivos:
- Implementação e animação da “Casa da Lusofonia”;
- Disseminação e transferência de conhecimentos e competências;
- Fomento de trocas culturais e comerciais;
- Inclusão social;
- Estímulo à expansão dos agentes económicos;
- Apoio à criação de entrepostos comerciais;
- Reforço da capacidade técnica de gestão e coordenação;
- Consolidação de parcerias com entidades nos diferentes países parceiros;
- Promoção e divulgação dos territórios parceiros.
Programa do Encontro da Lusofonia: