Reunião com Ministra da Agricultura com balanço positivo
Enquanto entidade que assume a presidência da Direção da Federação Minha Terra, a ADRIMINHO reuniu, recentemente, com a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
Através de videoconferência, foi feito um balanço da medida LEADER, da recente campanha “Alimente quem o alimenta”, na qual a Federação Minha Terra está a colaborar com o Ministério da Agricultura, assim como de outras medidas de mitigação dos impactos da COVID-19 nos territórios rurais.
Ao longo da reunião foram ainda lançadas as bases da discussão sobre a Agenda da Inovação para a Agricultura, o Plano Estratégico da PAC, e a transição para o próximo período de programação, tendo ficado agendada uma jornada de trabalho presencial para o fim do confinamento.
A Ministra da Agricultura, conhecedora do trabalho dos Grupos de Ação Local desde há várias gerações da iniciativa LEADER, reconheceu que o instrumento DLBC retirou margem de manobra e prejudicou o trabalho e a imagem dos GAL, tal como referido pela Federação no Pacto Desenvolvimento Local 2030, que já era do seu conhecimento.
A Minha Terra e a Ministra da Agricultura fizeram um balanço positivo da campanha de sensibilização “Alimente quem o alimenta”, com uma referência especial à plataforma Alimente quem o alimenta, que em poucos dias contava já com 692 produtores registados, 26 iniciativas identificadas e mais de 48 mil visualizações, assim como das adaptações na operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais” do PDR2020, cujos impactos e resultados no reforços dos sistemas alimentares locais se prevê que tenha efeito para lá do período COVID.
Saiba mais sobre os assuntos debatidos nesta reunião, divulgados no website da Federação Minha Terra, clicando aqui.