Medidas de segurança e higienização no âmbito da COVID-19
A ADRIMINHO informa que tem vindo a ser divulgado um conjunto de normas e orientações técnicas e de boas práticas, no sentido de, em contexto de trabalho, minimizar os contactos interpessoais, reduzindo o risco de propagação do COVID-19.
Regras de Higiene – Cabazes da Horta para Entrega ao Domicílio
A DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária emitiu uma Norma com as regras de Higiene a respeitar na preparação e organização de cabazes para entrega ao domicílio, especialmente os que são compostos por produtos frescos colhidos nos produtores locais.
Atendendo à situação de confinamento domiciliário em que se encontra a maior parte dos portugueses e a necessidade de se minimizarem os contactos interpessoais, as entregas domiciliárias de produtos frescos obtidos localmente contribui decisivamente para esse fim, reduzindo o risco de propagação do novo coronavírus.
Para a preparação e organização dos cabazes a entregar, especialmente os que são compostos por produtos frescos colhidos nos produtores locais, importa respeitar algumas regras de higiene, tendo como objetivo reduzir ao máximo a possibilidade de transmissão do vírus.
Clique aqui para conhecer as Regras de Higiene a cumprir.
Medidas de Higiene Especiais a observar nos Trabalhos Agrícolas
Atendendo a que os trabalhos agrícolas são um fator de produção essencial para assegurar o regular abastecimento dos mercados nacionais, e tendo em conta que os trabalhadores desse setor também têm necessidade de se protegerem, adotando cuidados especiais por forma a minimizarem os contactos interpessoais para evitar a propagação do novo coronavírus, torna-se necessário adotar medidas e regras especiais para reduzir o risco de contágio desta doença da Covid-19.
Assim, a DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária emitiu a Orientação Técnica n.º 2/DGAV/2020/COVID-19 com as Regras Gerais para os Gestores das Explorações Agrícolas, bem como as Regras Gerais para os Trabalhadores Agrícolas.
Clique aqui e fique a conhecer estas medidas e regras especiais a cumprir.
Código de Boas Práticas para a Colheita de Produtos Hortofrutícolas
O COTHN-CC (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências) elaborou um Código de Boas Práticas para a realização da operação da colheita.
Este documento, que se baseia no Código de Boas Práticas da DGADR e da OMS – Organização Mundial de Saúde, surge da necessidade de identificar um conjunto de medidas que possam ajudar os produtores a organizarem os trabalhos no campo e nas centrais hortofrutícolas em tempo de pandemia Covid-19.
Pode ler este Código de Boas Práticas para a realização da operação da colheita clicando aqui.
DOCUMENTOS
COVID-19 | Regras de Higiene – cabazes da horta para entrega ao domicílio
Código de Boas Práticas para a Colheita de Produtos Hortofrutícolas