Operação 10.214/2020 – Componente “Cadeias Curtas”. Concurso aberto até 30 de maio
Concurso aberto até 30 de maio – prazo final de submissão de candidaturas.
Com enquadramento no aditamento do Aviso 002/ADRIMINHO/10.214/2020 – Cadeias Curtas, a ADRIMINHO informa que foi estabelecido um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à epidemia Covid-19, no âmbito da operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais”, Medida LEADER do PDR 2020.
Trata-se de uma operação com medidas excecionais de apoio ao escoamento da produção local.
O objetivo passa por “promover e agilizar os canais de comercialização de produtos alimentares locais, alargando as possibilidades de escoamento da produção previstas na operação”.
Especificidades Medidas COVID – 19 – Componente Cadeias Curtas
Portaria nº86/2020 de 4 de Abril – medidas excecionais e temporárias relativas à situação Epidemiológica da doença COVID 19 relativamente à componente Cadeias Curtas da Operação 10214 – Cadeias Curtas e mercados Locais.
As medidas Adotadas são referentes a:
- Alargamento dos beneficiários elegíveis (artigo 2º Portaria 86/2020)
Para além dos agricultores, passam a ser elegíveis também outras entidades – Grupos de Ação Local, Associações constituídas ao abrigo dos artigos 167º e seguintes do código civil, cujo objecto social consista no desenvolvimento local; Associações, independentemente da sua forma jurídica, constituídas por produtores agrícolas, incluindo os agrupamentos ou organizações de produtores reconhecidos ao abrigo da Portaria 169/2015 de 4 de junho; Parcerias constituídas por pessoas singulares ou colectivas e Autarquias Locais, mas apenas para a tipologia de ação “adaptação e apetrechamento de infraestruturas existentes para pontos específicos”.
- Alargamento da tipologia de Ações (artigo 3º e 4º da Portaria nº 86/2020)
A tipologia de ações da componente cadeias curtas é alargada para permitir o apoio:
- Aos produtores que se desloquem não apenas aos mercados locais, mas também a pontos de entrega específicos – pontos destinados à concentração da entrega de produtos locais agrícolas e agroalimentares, sob a gestão de uma entidade diversa do consumidor final e que comprova a entrega. Estes locais passam a ser locais comerciais e que passam a agir, como único intermediário da cadeia, entre o promotor e consumidor.
- Os beneficiários agricultores são também elegíveis neste contexto de medida COVID 19, nas ações previstas no nº1 da Portaria 152/2016, pelo que a totalidade das ações abrangidas são:
_ Armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda;
_ Ações de sensibilização e educação para consumidores ou outro público-alvo;
_ Desenvolvimento de plataformas eletrónicas e materiais promocionais (equipamento informático, software ou aquisição de serviços para o desenvolvimento da plataforma);
_ Ações de promoção e sensibilização para a comercialização de proximidade junto de núcleos urbanos que permitam escoar e valorizar a produção local (aquisição de serviços para a conceção de embalagens, rótulos e logotipos, planos de comercialização, ações e materiais de promoção);
_ Deslocações dos produtores a mercados locais;
_ Deslocações dos produtores aos mercados locais, entregas em pontos específicos e aquisição de serviços associados;
_ Adaptação e apetrechamento de infraestruturas existentes, para pontos específicos, no âmbito das cadeias curtas.
- À Aquisição de serviços pelos produtores a entidades que assegurem a entrega dos produtos nos mercados locais ou nos pontos específicos.
- No caso de estruturas móveis, os investimentos podem ser efetuados na área dos concelhos limítrofes da área de intervenção do GAL, podendo ainda abranger os concelhos que integram a mesma comunidade intermunicipal.
Nota: no âmbito das Cadeias curtas apenas são elegíveis para a componente de elaboração de plataformas on line os beneficiários agricultores, a título individual ou em parceria.
Limite Mínimo de Investimentos
Passa a ser 500€ em vez dos 5.000,00€ inicialmente previstos.
Para mais esclarecimentos contacte a ADRIMINHO:
251 825 811/2 | geral@adriminho.pt
Mais informações:
Aditamento ao Anúncio de Abertura de Apresentação de Candidaturas
Anúncio de Abertura do Período de Apresentação de Candidaturas
Portaria n.º 86/2020, de 4 de abril
Portaria Regulamentar 152/2016