CLDS Valença 4G e Município de Valença dinamizam ação de sensibilização pela Paz
“Não haverá paz neste planeta enquanto, algures no mundo, os direitos humanos forem violados.” – René Cassin
Num ano em que se intensificou o aumento de conflitos, bloqueios, ingerências externas, repressão contra povos e subversão do direito internacional, estas palavras de René Cassin, um dos artesãos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, relembram-nos que a paz continua a ser um ideal inalcançável enquanto os direitos humanos fundamentais não forem respeitados. São, pois, a condição primordial de uma sociedade pacífica em que a dignidade de todos os indivíduos é respeitada e onde todos podem usufruir de direitos iguais e inalienáveis.
No próximo dia 21 de setembro assinala-se o Dia Internacional da Paz, declarado pela ONU, a 30 de novembro de 1981, como o dia da não violência e cessar fogo em todo o mundo, o dia em que, para além de se pensar ou falar em Paz entre os povos, deve-se agir em prol da Paz, enquanto fator indispensável ao progresso, ao desenvolvimento e justiça social.
É, assim, neste contexto, que o CLDS Valença 4G da ADRIMINHO, em parceria com o Município de Valença, irá assinalar a importância do Dia Internacional da Paz, através de uma ação de sensibilização que decorrerá de 20 de setembro a 01 de outubro:
- Desafio lançado à comunidade:
– “Plantação” de uma árvore onde todas as pessoas poderão escrever uma Mensagem de Paz nos cartões ali colocados para o efeito.
– Instalação de um PhotoPoint com “asas” a simbolizar a Paz para que as pessoas possam tirar fotografias e partilhar, por exemplo, pelas suas redes sociais, levando mais longe a importância da mensagem transmitida pelo Dia Internacional da Paz.
- Local de realização:
– Avenida Miguel Dantas (ao lado do BPI).
Voltando à frase acima de René Cassin, não podemos esquecer que as suas palavras também nos lembram do nosso dever de solidariedade para com os nossos semelhantes. A Paz é imperfeita e frágil se não beneficiar a todos e a todas.
O caminho para a Paz é longo, mas cabe a todos e a cada um de nós influenciar o seu rumo ao comprometermo-nos, diariamente, em prol de uma sociedade mais inclusiva, mais tolerante e mais justa.
O CLDS Valença 4G da ADRIMINHO e o Município de Valença aguardam os vossos contributos e apoio na divulgação e dinamização desta ação de sensibilização.
Desde já, o nosso obrigado!
A equipa do CLDS Valença 4G – ADRIMINHO encontra-se à disposição para mais esclarecimentos:
E-mail: salete.samico@adriminho.pt
Telemóvel: 910 987 933